"BIBLIOTECA ATIVA: CRIAR E RECRIAR FAZ O NOVO. INOVAR FAZ O DURADOURO"


Resumo do projeto

A Escola Técnica Estadual de Ilha Solteira tem como missão promover o ensino de excelência atribuindo a todos os valores éticos, sociais, morais e profissionais, também possui a visão de ser uma escola integrada ao contexto social, cultural e econômico, proporcionando uma formação cidadã e profissional para garantir a inserção do aluno junto à sociedade e ao mercado de trabalho.

Assim, por não contar com o profissional “Analista de Suporte e Gestão- Bibliotecário” é que surgiu o projeto Biblioteca Ativa, pelo próprio nome, tem o propósito de ativar a biblioteca, bem como cativar o acesso dos discentes, docentes, funcionários e comunidade externa, de forma natural, através da dinamização de seu ambiente.

O projeto Biblioteca Ativa compõe-se de vários subprojetos de natureza diversificada que visa estimular e potencializar a capacidade leitora de alunos, professores e funcionários da unidade por meio de projetos que possibilitem o debate de ideias, a leitura coletiva, a leitura individual, a produção de textos e poesias e interlocução entre os participantes. Nessa perspectiva, o projeto tem como objetivo incentivar professores, alunos e funcionários à prática da leitura e ao conhecimento de novos vocabulários, valorizando a leitura como uma forma de garantir os direitos individuais, facilitar o acesso às bibliografias dos cursos e contribuir para formação e potencialização de novos leitores.

Dessa forma, o projeto prevê o acesso de toda a comunidade ao espaço da biblioteca e seus materiais por meio da atuação de professores, de modo que estes possam auxiliar na transformação de um espaço acessível e ativo no processo de busca e construção do saber.

 

OBJETIVOS

  • Incentivar professores, alunos e funcionários a prática da leitura e ao conhecimento de novos vocabulários, valorizando a leitura como uma forma de garantir os direitos individuais, facilitar o acesso às bibliografias dos cursos e contribuir para formação e potencialização de novos leitores.
  • Transformar a biblioteca da unidade em um espaço ativo no processo de busca e construção do saber.
  • Promover a participação de um grande número de alunos e professores na elaboração das atividades desenvolvidas dentro e fora da nossa Biblioteca.
  • Divulgar a comunidade escolar a importância para este espaço, utilizando-o de forma significativa, para o enriquecimento do processo ensino-aprendizagem.
  • Divulgar as diversas obras literárias e técnicas científicas, proporcionar melhor assessoria informacional a toda à comunidade estudantil e incentivar o hábito de leitura.
  • Planejar atividades tendo como diretriz a educação integral;
  • Estimular e orientar os alunos em suas pesquisas e leituras; cooperar com os professores na seleção e utilização do acervo da biblioteca.
  • Participar com superiores, diretores e professores, na elaboração do programa para a atualização profissional e crescimento cultural da comunidade escolar;

JUSTIFICATIVA

O projeto Biblioteca Ativa na ETEC de Ilha Solteira justifica-se pela necessidade de proporcionarmos o atendimento adequado aos discentes, docentes, funcionários da escola e da comunidade externa, uma vez que nossa biblioteca sofre da carência do profissional “Analista de Suporte e Gestão- Bibliotecário”, além disso, não dispomos de um espaço físico ilimitado, assim temos que repensar constantemente no acervo e na recepção tanto dos nossos alunos como da comunidade.

Enquanto a escola é o vínculo iniciador da instrução ou educação formal, a biblioteca a complementa, pois o valor da biblioteca para a educação está na sua indissociabilidade.
Conforme SILVA (1986), ensino e biblioteca não se excluem, completam-se, uma escola sem biblioteca é um instrumento imperfeito. A biblioteca sem ensino, sem a tentativa de estimular, coordenar e organizar a leitura será um instrumento vago e incerto.

Segundo os PCN’s(p.30): “Toda educação verdadeiramente comprometida com o exercício da cidadania precisa criar condições para o desenvolvimento da capacidade de uso eficaz da linguagem que satisfaça necessidades pessoais- que podem estar relacionadas às ações efetivas do cotidiano, à transmissão de busca de informações, ao exercício da reflexão... Cabe, portanto, à escola viabilizar o acesso do aluno ao universo dos textos que circulam socialmente, ensinar a produzi-los e a interpretá-los.”

No entanto, existe uma outra leitura que não é a dos livros. São as primeiras leituras que fazemos do mundo que nos cerca, quando se reconhece o ambiente em que se vive, os elementos que o compõem, as pessoas com quem convivemos (FREIRE, 1994). Ao reconhecer, os elementos que compõem o mundo que nos cerca, estabelecemos relações, e vamos assim construindo um mundo novo cheio de significados importantes para o nosso cotidiano. Essas leituras são multiplicadas à medida que nossas relações, nossas vivências, são intensificadas. Outra leitura é decifrar os códigos, alfabetos. Ler o que está escrito é uma das formas de leitura que basicamente, a escola vem tentando desenvolver. Sabemos, entretanto, que ler não é apenas decifrar os códigos da escrita, mas entender e compreender um conjunto de ideias, refletindo, discutindo as ideias do autor, para assim, formar as suas próprias ideias.

METODOLOGIA

Os professores que desenvolverão o presente projeto estarão em horários previamente combinados para desenvolvermos o projeto com a máxima amplitude possível, possibilitando abranger todos os cursos técnicos e Ensino Médio regular, M-Tec. Administração e ETIM.

Serão realizadas reuniões periódicas com a comunidade escolar para planejar, discutir e decidir como acontecerá o projeto.

Serão utilizadas as reuniões do trabalho coletivo, do conselho de classe, visita a sala de aula e reuniões de pais para divulgação do projeto.

Exposições de livros de vários gêneros, divulgação dos livros para vestibulares, incentivos à Arte, Literatura e História e áreas afins.

Os responsáveis pelo projeto apresentaram todo o cronograma da Biblioteca Ativa para cada turma, dando oportunidade para os alunos comentarem.

Todos os alunos da escola, assim, como os livros são cadastrados no sistema para facilitar a busca e a pesquisa.
Os responsáveis pelo projeto no decorrer do ano emitiram os dados da biblioteca no Sistema de Informações Gerenciais (SIG Biblioteca).

Segue o horário previamente estabelecido para início do projeto no ano letivo de 2018:

 

Professor Lillian P. Alves dos Santos - 20 HAE

Segunda-feira: 20:00h - 23:00h (3 horas)
Terça-feira: 20:00h - 23:00h (3 horas)
Quarta-feira: 20:00h - 23:00h (3 horas)
Quinta-feira: 19:00h - 23:00h (4 horas)
Sexta-feira: 15:00h – 18:00h (3 horas)
Sexta-feira: 19:00h - 23:00h. (4 horas)

Professora Jaquelina Leoncini - 20 HAE

Segunda-feira: 7:00h - 12:00h (5 horas)
Terça-feira: 7:00h - 12:00h (5 horas)
Quarta-feira: 7:00h - 10:00h (3 horas)
Quarta-feira: 10:00h - 12:00 (2 horas)
Quinta-feira: 7:00h - 12:00h (5horas)

 

RESULTADO ESPERADO

O projeto visa um resultado significativo, uma vez que após serem estimulados nas atividades e pelas histórias, haja um interesse maior em busca de novas obras literárias, de visitas à biblioteca, enfim, espera-se que o ambiente motive os alunos a uma nova perspectiva, que tenham uma mudança de comportamento, que participem das leituras, dos eventos.

O sucesso do projeto só será possível com a participação de toda a comunidade escolar que visa um ser humano mais crítico e adepto às suas decisões e escolhas.

Assim, o presente projeto tem o objetivo de ajudar na formação do caráter crítico dos alunos por meio da prática da leitura, premiando e incentivando os alunos que mais vezes realizaram leitura de livros da nossa biblioteca. Apostamos na possibilidade de fazer do Brasil um país de leitores.

Segundo ANTUNES (1993) saber ler, gostar de ler, ter o hábito da leitura permite avançar, viver mais, são novos conhecimentos, novas experiências, novos mundos que os livros nos trazem.

Assim, com o presente projeto Biblioteca Ativa, esperamos aumentar em:

  • 40% o incentivo a pesquisa científica.
  • 10% orientação aos trabalhos de conclusão de curso.
  • 15% as rodas de leituras para esclarecimento de dúvidas específicas de vestibular.
  • 15% retirada de livros da biblioteca.
  • 20% os eventos de cunho técnico-científico e sociocultural.

 

ATIVIDADES
ATIVIDADES DATA INICIAL DATA
FINAL

Reunião entre professores do projeto e direção para destacar as atividades que serão desenvolvidas.
Inserção de dados da biblioteca no Sistema de Informações Gerenciais -SIG - Biblioteca CPS. (diariamente- no decorrer do ano)

15/02/2018 02/03/2018

Incentivo ao material bibliográfico para alunos e professores. Reorganização e organização do espaço físico da biblioteca- todo semestre.
Estudo do Hino Nacional.

05/03/2018 16/03/2018

Atendimento ao público em geral: alunos, professores e comunidade escolar.
Apresentação   das    normas    da    biblioteca   à    comunidade escolar.
Início da Semana da Biblioteca (09 de abril).

19/03/2018 30/03/2018

Realização da Semana da Biblioteca (09 de abril). Várias atividades e sorteio de livros.

02/04/2018 13/04/2018

Biblioteca Temática: Bullying
Indicações sobre documentários que envolvam Literatura / Artes / História

16/04/2018 30/04/2018

Releitura de Clássicos Literários através de desenhos (Ensino Médio / ETIM / M-Tec. Administração)

02/05/2018 14/05/2018

Apresentar a “Semana Paulo Freire” através de palestras e cartazes.

07/05/2018 11/05/2018

Debates regrados
Divulgação das listas literárias para os vestibulares.

15/05/2018 29/05/2018

Grupos de estudos / Visitas monitoradas. Campanhas de divulgação do acervo da biblioteca. Auxílio aos cursos técnicos sobre TCC.

30/05/2018 08/06/2018

Concursos de poesia, contos e crônicas. Café com o autor.

11/06/2018 22/06/2018

Reunião entre professores do projeto e direção para destacar as atividades que serão desenvolvidas.
Inserção de dados da biblioteca no Sistema de Informações Gerenciais -SIG - Biblioteca CPS. (diariamente- no decorrer do ano)

25/06/2018 06/07/2018

Atendimento ao público em geral: alunos, professores e comunidade escolar.
Apresentação das normas da biblioteca à comunidade escolar.

09/07/2018 20/07/2018

Atendimento ao público em geral: alunos, professores e comunidade escolar.

23/07/2018 31/07/2018
Biblioteca Temática: Racismo
Indicações sobre documentários que envolvam Literatura / Artes / História
Festa Junina.

31/07/2018 1º/08/2018
Reunião entre professores do projeto e direção para destacar as atividades que serão desenvolvidas.
Folclore.
Sarau-Semana do Ensino Médio
02/08/2018 16/08/2018
Projeto teatro na escola: Auto da Barca do Inferno. Roda de leitura.
17/08/2018 31/08/2018
Atendimento ao público em geral: alunos, professores e comunidade escolar.
02/09/2018 17/09/2018
Palestra sobre Prevenção ao suicídio-Mês de setembro
02/09/2018 17/09/2018
Desenvolvimento da atividade “Da literatura para o cinema” – divulgação de livros readaptados para o cinema.
18/09/2018 02/10/2018
Início da Semana do Livro (29 de outubro).
03/10/2018 17/10/2018
Palestra sobre o “Outubro Rosa”
03/10/2018 17/10/2018
Realização da Semana do Livro (29 de outubro). Várias atividades e sorteio de livros.
Halloween-Decoração e escolha da melhor fantasia
18/10/2018 1º/11/2018
Indicações sobre documentários que envolvam Literatura/Artes/História
05/11/2018 19/11/2018
Palestra sobre o “Novembro Azul”
05/11/2018 19/11/2018
Cinema na escola.
Exposições: Arte Moderna/Lixo/Vitral/Cerâmica. Debate sobre a Consciência Negra.
20/11/2018 04/12/2018
Atendimento ao público em geral: alunos, professores e comunidade escolar.
Auxílio aos cursos técnicos sobre TCC.
05/12/2018 19/12/2018
Palestra aberta para a comunidade escolar. Tema: Inclusão
20/12/2018 31/12/2018
Semana do "Halloween" – divulgação de obras de literatura de terror e suspense.
15/10/2018 30/10/2018
Indicações sobre documentários que envolvam Literatura/Artes/História
01/11/2018 14/11/2018
Confecção de comunicados gerais da biblioteca sobre devolução de livros.
15/11/2018 30/11/2018
Projeto Natal na escola.
Atendimento ao público em  geral: alunos, professores e comunidade escolar.
01/12/2018 10/12/2018
Apresentação do Coral.
Atendimento ao público em geral: alunos, professores e comunidade escolar.
11/12/2018 20/12/2018

 

 

 


REDES SOCIAIS

 Instagram      Twitter    Facebook     Youtube

Alameda Perimetral, s/nº
         Ilha Solteira/SP 
         CEP 15385-000

Cel: (18) 99802-1011
E-mail: e065dir@cps.sp.gov.br

Etec Ilha Solteira - Todos os direitos reservados.
Site desenvolvido por www.acontecenailha.com.br