PRIMEIRO ANO
FUNÇÃO 1. REPRESENTAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Competência: Compreender e usar a língua portuguesa como geradora de significação e integradora da percepção, organização e representação do mundo e da própria identidade

HABILIDADES

  • Interpretar e utilizar códigos de linguagem científica, matemática, artística, literária, esportiva etc. pertinentes a diferentes contextos e situações.
  • Utilizar a representação simbólica como forma de expressão de sentidos, emoções, conhecimentos, experiências etc.
  • Elaborar textos/discursos para descrever, narrar, relatar, expressar sentimentos, formular dúvidas, questionar, problematizar, argumentar, apresentar soluções, conclusões etc.
  • Elaborar ou fazer uso de textos (escritos, orais, iconográficos) pertinentes a diferentes instrumentos de informação e formas de expressão, tais como jornais, quadrinhos, charges, murais, cartazes, dramatizações, homepage, poemas, monografias, cartas, ofícios, abaixo-assinados, propaganda, expressão corporal, jogos, música etc.
  • Identificar e utilizar fontes e documentos pertinentes à obtenção de informações desejadas.

 

VALORES E ATITUDES

  • Reconhecer a importância da comunicação nas relações interpessoais.
  • Valorizar as possibilidades de descobrir-se a si mesmo a ao mundo através das manifestações da língua pátria.
  • Interesse e responsabilidade em informar e em se comunicar de forma clara e íntegra.



SEGUNDO ANO
Além de ter desenvolvido as competências e habilidades referentes ao 1º ANO, o aluno deverá ser capaz de:

FUNÇÃO 1. REPRESENTAÇÃO E COMUNICAÇÃO- SEGUNDO ANO
Competência: Confrontar opiniões e pontos de vista expressos em diferentes linguagens e suas manifestações específicas.

HABILIDADES

  • Empregar critérios e aplicar procedimentos próprios da análise, interpretação e crítica de documentos de natureza diversa.
  • Colher dados e informações através de entrevistas.
  • Relacionar as diferentes opiniões com as características, valores, histórias de vida e interesses dos seus emissores.
  • Comparar as informações recebidas identificando pontos de concordância e divergência.
  • Analisar e avaliar a validade dos argumentos utilizados segundo pontos de vista diferentes.
  • Comparar e relacionar informações contidas em textos expressos em diferentes linguagens.

 

VALORES E ATITUDES

  • Agir segundo princípios éticos e cidadãos.
  • Refletir antes de formular juízos de valor.
  • Consideração e respeito pelo outro em sua individualidade e como sujeito de direitos, deveres, características pessoais e cultura própria.
  • Colocar-se no lugar do outro para entendê-lo melhor.

 


TERCEIRO ANO
Além de ter desenvolvido as competências e habilidades referentes ao 1º e 2º. Ano, o aluno deverá ser capaz de:

FUNÇÃO 1. REPRESENTAÇÃO E COMUNICAÇÃO- TERCEIRO ANO
Competência: Utilizar-se das linguagens como meio de expressão, informação e comunicação, em situações intersubjetivas, adequando-as aos contextos diferenciados dos interlocutores e das situações.

HABILIDADES

  • Perceber a pertinência da utilização de determinadas formas de linguagem, de acordo com diferentes situações e objetivos.
  • Colocar-se no lugar do interlocutor ou do público alvo e adequar as formas e meios de expressão às suas características específicas.
  • Perceber quais são, selecionar e utilizar as formas mais adequadas para expressar concordância, oposição, indiferença, neutralidade, solidariedade em diferentes situações e contextos etc.
  • Selecionar estilos e formas de comunicar-se ou expressar-se adequados aos discursos científico, artístico, literário ou outros.
  • Utilizar textos e discursos que, na forma e no conteúdo, sejam mais adequados para contestar, esclarecer, fundamentar, justificar, ilustrar ou reforçar argumentos.

 

VALORES E ATITUDES

  • Valorização do diálogo.
  • Respeito ao interlocutor e fazer-se respeitar.
  • Senso crítico.

 

Alameda Perimetral, s/nº
         Ilha Solteira/SP 
         CEP 15385-000

Cel: (18) 99802-1011
E-mail: e065dir@cps.sp.gov.br

Etec Ilha Solteira - Todos os direitos reservados.
Site desenvolvido por www.acontecenailha.com.br