AS FUNÇÕES DO REPRESENTANTE DE SALA

O representante de turma poderá ser qualquer um dos alunos eleitos pelos colegas para representá-los.

O aluno escolhido para representar a turma recebeu da maioria, voto de confiança para exercer a função, o que faz aumentar sua responsabilidade e necessidade de dedicar-se à vida escolar, para que seu desempenho seja de boa qualidade.

 

QUALIDADES INERENTES AO REPRESENTANTE DE SALA

  • Líder democrático (representará a turma com a cooperação de todos);
  • Compreensivo (entender as dificuldades dos colegas);
  • Educado e cortês;
  • Responsável;
  • Honesto;
  • Imparcial;
  • Ter iniciativa;
  • Justo;
  • Leal;
  • Assíduo nas atividades da escola e de representação;
  • Dinâmico;
  • Estudioso;
  • Persistente;
  • Apresenta-se sempre com o uniforme organizado;
  • Ser exemplo para todos!

 

ATRIBUIÇÕES DO REPRESENTANTE DE SALA

  • Ser elemento de ligação com a turma com os professores e os serviços da escola;
  • Participar das reuniões solicitadas pela Direção/Professores;
  • Informar a turma sobre os assuntos tratados nas reuniões;
  • Transmitir à turma recados e informações sobre assuntos de interesse coletivo recebidos da Escola;
  • Proporcionar a turma um ambiente de amizade e união;
  • Acompanhar os colegas nas dificuldades apresentadas (aprendizagem, atitudes, faltas, casos de doença) auxiliando a Direção e os Professores;
  • Estimular e organizar junto com a Direção e os Professores a criação de grupos de estudo para auxiliar os colegas com dificuldades;
  • Colaborar com os colegas novatos para que se adaptem ao ambiente escolar.

O PROFESSOR CONSELHEIRO
POR QUE?

A escola é espaço de construção, sistematização, apropriação e socialização do conhecimento. Ao mesmo tempo pela pluralidade de idéias, valores e as múltiplas formas de expressar os mesmos, torna-se também espaço de conflitos, oposições. Toda essa complexidade pode ser fator de crescimento profissional, institucional e humano, mas ao mesmo tempo se não bem gestada pode ser entrave aos processos de aprendizagem e geradores de angústia, insatisfação, intolerância.

Conflitos, agressividade mútua, gera insatisfação, angústia, compromete a aprendizagem. Sem um entendimento mínimo e tolerância é impossível se estabeler um ambiente uma relação que favoreça o aprender. Acredita-se que o diálogo, a compreensão, o compromisso são elementos indispensáveis para que se consiga terra fértil ...

Entendendo que o professor, por ser o profissional dentro da escola que mantém o maior tempo de contato com o aluno e que possui uma relação direta com o mesmo, este é o elemento chave.

Assim faz-se necessário o investimento no sentido de se construir boas relações, procurando minimizar a indisciplina, expressa através da indiferença, agressividade, resistência às atividades, palavrões ...

Diante do exposto propõe-se a implantação de um mecanismo de representatividade dos professores junto aos alunos e comunidade escolar, o PROFESSOR CONSELHEIRO, que será elemento de ligação/mediação entre alunos e demais comunidade escolar.

 

PARA QUE?

  • Aumentar níveis de aproximação entre professores, alunos e toda a comunidade escolar;
  • Estabelecer estratégias de luta contra a indisciplina e os desestímulos entre alunos e educadores;
  • Compreender o perfil da cada turma, seus problemas, limites e possibilidades;
  • Melhorar o nível de aprendizagem dos alunos;
  • Favorecer a criação de ambiente social relacional, favorável ao processo pedagógico.

 

ATRIBUIÇÕES DO PROFESSOR CONSELHEIRO

  • Analisar e conhecer o perfil da turma no que ser refere ao aproveitamento, disciplina, frequência;
  • Estabelecer diálogo junto à turma de sua responsabilidade no sentido de incentivá-la, sensibilizá-la... proporcionando momento de reflexão e discussão que favoreça a melhoria do perfil da turma;
  • Receber informações dos colegas sobre a turma, registrar os problemas e encaminhá-los oficialmente a direção e a supervisão;
  • Encaminhar alunos com problemas de aprendizagem/indisciplina para a direção e supervisão através da ficha de encaminhamento;
  • Acompanhar a turma em atividades gerais da escola;
  • Acompanhar o rendimento da turma, buscando junto à secretaria e coordenação de área e pedagógica;
  • Representar a turma sob sua responsabilidade no conselho de classe.

 

COMO? ATRAVÉS DE...

  • Momento reflexivos semanais, quinzenais ou mensais sobre valores - diálogos/debates/ leituras de mensagens;
  • Socialização dos resultados;
  • Solicitação de auxílio da direção ou supervisão, quando a turma apresentar problemas;
  • Convocação dos pais quando houver necessidade;
  • Participação em conselhos de classe e condução das reuniões de pais.
 

 


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