O que o aluno estuda

A agricultura familiar apresenta dificuldades de gerenciamento de negócios ligadas às ferramentas inadequadas à sua realidade, falta de investimento, e descapitalização dos pequenos agricultores a não adoção de novas tecnologias de gestão e informação. A aplicação de ferramentas de gestão mais sofisticadas poderá facilitar os produtores, individuais ou redes de agricultores familiares, possibilitando oportunidades de atender às demandas de mercado, permitindo, assim, a distribuição de seus produtos de maneira mais eficiente. Diante de um setor tão dinâmico e com várias linhas de atuação, são observadas novas possibilidades, tanto em cargos com funções tradicionais, como novos cargos e funções mais recentes. Assim, o campo de trabalho do Técnico em Agronegócio é amplo e possui muitas possibilidades de atuação diante da interação entre os ambientes rural e urbano, pelos quais permeia a Agroindústria.

O que o profissional faz

O Técnico em Agronegócio é o profissional que irá atuar em toda a cadeia do agronegócio, viabilizando soluções competitivas para o desenvolvimento de negócios, tanto na comercialização de produtos e serviços, como na gestão desses empreendimentos. Desenvolve projetos e processos de gestão comercial, financeira, humana, tecnológica, e do conhecimento das cadeias produtivas do setor agropecuário para pequenas empresas rurais. Pesquisa e prospecta modelos de atuação em novos mercados. Analisa a viabilidade econômica do negócio e a definição dos investimentos para a melhoria da produção e do uso racional dos recursos; pesquisa e identifica alternativas para captação de recursos. Atua na gestão, organização e desenvolvimento de grupos com objetivos econômicos e sociais.

Onde trabalhar

Agroindústrias, propriedades rurais, cooperativas e associações rurais, indústrias de insumos agropecuários, empresas de consultoria agropecuária, indústrias de processamento de produtos de origem animal e vegetal, empresas de comércio e de representação comercial de produtos agropecuários, empresas públicas e privadas que atuam na assistência técnica, extensão rural e pesquisa.

Detalhes do curso

Eixo Tecnológico: Recursos Naturais
Período: Noturno
Duração: 3 semestres

Unidade: Etec Sede – Ilha Solteira
Coordenadora: Mirele Vinhas Voltolini

Matriz curricular

Matriz curricular corresponde às disciplinas que o aluno aprende durante o curso

  1. Cadeias Produtivas do Agronegócio
  2. Coordenação, Saúde e Segurança do Trabalho Rural
  3. Economia na Agropecuária
  4. Ética e Cidadania Organizacional
  5. Gestão Cooperativista e Associativista
  6. Gestão da Produção Animal I
  7. Gestão da Produção Vegetal I
  8. Inglês Instrumental
  1. Agronegócio Familiar
  2. Gestão Ambiental
  3. Gestão da Produção Animal II
  4. Gestão da Produção Vegetal II
  5. Linguagem, Trabalho e Tecnologia
  6. Processamento de Produtos Agroindustriais
  7. Planejamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Agronegócio
  8. Plano de Negócios no Agronegócio I
  1. Agronegócio Digital
  2. Aplicativos Informatizados
  3. Comercialização Agropecuária e Agroindustrial
  4. Desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Agronegócio
  5. Direito Agrário
  6. Gestão da Agroindústria
  7. Logística e Marketing no Agronegócio
  8. Plano de Negócios no Agronegócio II